Colégio Oliveira

“Estudar além do que já é “obrigado” pela escola?”

Você já escutou algum aluno falando algo parecido com a frase acima? Infelizmente, as atividades extracurriculares são vistas como um peso por alguns alunos. Isso se deve à falta de conhecimento sobre o que é uma atividade extracurricular e o poder de transformação que ela proporciona.

Por isso, este post tem o objetivo de ajudar você a mudar a visão dos alunos — e até mesmo a sua — sobre as atividades extracurriculares, além de destacar os principais benefícios que elas promovem na formação dos discentes. Continue a leitura para descobrir mais sobre esse assunto!

É possível mudar a visão dos alunos sobre as atividades extracurriculares?

Sim, é possível! Muitas vezes, a própria escola erra no formato em que apresenta as atividades extracurriculares aos alunos, deixando-os a par da existência delas quando eles precisam, por exemplo, completar a nota para passar de período ou série.

Dessa forma, os alunos não veem a atividade extracurricular como um importante complemento de carreira ou uma chance de adquirir novas habilidades, mas como um peso a ser suportado para que eles consigam chegar ao próximo nível. Como mudar isso? Simples! Mudando a “estratégia de marketing”.

No início dos semestres, apresente aos alunos as atividades extracurriculares que a escola oferece e não as relacione com nada que diz respeito a passar de série. Em complemento, promova eventos para expor os resultados dessas atividades, como um aluno que aprendeu a tocar um instrumento musical ou se tornou fluente em uma língua estrangeira.

Ver o crescimento dos alunos incentivará outros discentes a começar alguma atividade, seja fazer parte do time de natação, seja participar da aula de música, seja ingressar na equipe de jornalismo da escola. O resultado desses alunos será uma prova social para levar outros a participar de alguma atividade extracurricular.

Quais são os benefícios das atividades extracurriculares na formação do aluno?

As atividades extracurriculares oferecem inúmeros benefícios aos alunos. São eles:

● Oportunidade de desenvolver uma nova habilidade;

● Melhoria nas relações interpessoais;

● Auxilia na retenção do conteúdo passado em sala de aula;

● Mostra a importância de saber gerenciar o tempo corretamente;

● Aumenta a autoconfiança e autoestima dos alunos;

● Ajuda a reduzir o estresse;

● Amplia as oportunidades.

Dentre todas as vantagens citadas acima, queremos comentar algumas de maneira mais aprofundada com você. Vamos lá!

Retenção de conteúdos

Ao participar de uma atividade extracurricular, os alunos, além de se desligarem da rotina tradicional das aulas, a depender da atividade, é uma oportunidade para reter os conhecimentos que, inicialmente, foram passados em sala de aula. Para exemplificar isso, vamos considerar um aluno que decidiu participar do “clube da fluência”.

O “clube da fluência” é a atividade extracurricular em que o aluno adquire conhecimentos em relação à língua inglesa. Dessa forma, ao estar imerso nessa atividade, ele consegue aplicar o que já aprendeu nas aulas de inglês dadas em sala de aula, ocasionando uma melhora na retenção das informações.

Redução do estresse

Uma consequência da pandemia do COVID-19 nos jovens foi o aumento do estresse, da ansiedade e da depressão. Logo, nas atividades extracurriculares os alunos podem desenvolver tarefas que aliviam o estresse, como tocar um instrumento musical ou participar de alguma modalidade de esporte.

Ampliação da autoestima e da autoconfiança

A adolescência é uma fase em que tendemos a obter mais facilmente o chamado “complexo de inferioridade”. Essa tendência pode ser quebrada quando decidimos aprimorar nossas habilidades. Ao percebermos nossa evolução, como uma melhora na fala de uma língua estrangeira, consequentemente, nos sentimos mais felizes e mais autoconfiantes.

Conclusão

Como você pôde acompanhar durante todo o conteúdo, as atividades extracurriculares promovem benefícios que acompanharão o discente para além da escola.

Portanto, se sua escola, por exemplo, por meio da atividade extracurricular, auxilia o aluno a se tornar fluente em inglês, está dando a ele a chance de ter um salário e um emprego melhor, a se comunicar com facilidade em quase todo o mundo etc.

Caso sua escola disponibilize atividades extracurriculares aos alunos, deixe seu depoimento no final deste post, relatando os frutos colhidos através delas. No mais, esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender e a perceber o quanto é importante promover atividades que vão além das matérias obrigatórias.