sobre o colégio
UM NOVO COLÉGIO OLIVEIRA

Com grande trajetória em Venâncio Aires, o Oliveira inspirou gerações com o compromisso de se manter como referência na educação. Agora, um novo momento se inicia para cultivar mentes brilhantes e corações cheios de vontade de aprender.

Renovado, o colégio abre suas portas para as matrículas do ano letivo de 2024. Agende sua visita e venha participar dessa transformação.

A Escola originou-se da Rede de Educandários da CNEC – Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. Fundada em 29 de julho de 1943 por Felipe Tiago Gomes, em Recife, Pernambuco, essa iniciativa cenecista alcançou Venâncio Aires em 18 de fevereiro de 1962, marcando a instalação do Setor Local da CNEC.

Em 10 de março de 1963, as aulas tiveram início no Ginásio Professor José de Oliveira Castilhos, acolhendo cento e vinte alunos nas dependências do Grupo Escolar Monte das Tabocas. No entanto, a autorização oficial de funcionamento foi concedida em 23 de abril do mesmo ano, data que passou a ser reconhecida como aniversário da Escola.

O nome da instituição presta homenagem a José de Oliveira Castilhos, um dos pioneiros na educação de Venâncio Aires. Chegando à cidade em 1920, Castilhos era conhecido por sua simplicidade e amor à natureza, frequentemente ministrando aulas ao ar livre.

Ao longo dos anos, a escola adotou denominações como “Escola Cenecista de 1º e 2º Graus Professor José de Oliveira Castilhos” e “Colégio Cenecista Professor José de Oliveira Castilhos”, enquanto integrava a rede Cenecista. Entretanto, após quatro décadas de dedicação e conquistas sob essa chancela, em 23 de dezembro de 2003, houve a transição de sua administração para a COOPEVA – Cooperativa de Trabalho dos Profissionais em Educação de Venâncio Aires Ltda, passando a ser conhecida como Colégio Professor José de Oliveira Castilhos.

Hoje, comumente referida como COOPEVA/Colégio Oliveira, a instituição é reconhecida na comunidade local por sua excelência educacional. Ela estabelece parcerias com diferentes entidades, empresas e órgãos públicos e privados, e destaca-se também como Centro Esportivo. É uma instituição que, pautada por seus valores cooperativistas, mantém-se fiel à sua missão educacional.