Google. ChatGPT. Redes sociais. Atualmente, com poucos cliques, temos as respostas para os mais variados questionamentos que possuímos. Essas tecnologias facilitam de maneira considerável o nosso processo de aprendizagem, mas, se usadas da forma errada, acabam formando pessoas intelectualmente preguiçosas.

Em um mundo que nos oferece respostas prontas e rápidas, a cada dia, tendemos a deixar de lado atividades que auxiliam no nosso processo de aprendizagem. Diante desse cenário, as escolas têm buscado meios para formar crianças e jovens com habilidades que estão se perdendo no mundo atual, como a criatividade e a capacidade de pensamento crítico.

Entre essas alternativas, temos a construção de laboratórios maker e a parceria com o programa “Nave à Vela”. Para saber mais, continue a leitura!

O que é um laboratório maker?

O laboratório maker é um espaço construído dentro das escolas e universidades com o objetivo de transformar a teoria em prática. Dentro desse espaço, os educadores podem trabalhar a criatividade, o pensamento crítico, a formação de equipes e inúmeras outras habilidades dos alunos.

Uma cautela que é necessário se ter no momento de construir um laboratório maker é não tirar o aluno do centro, colocando as tecnologias (máquinas) no lugar. O foco deve sempre ser nos alunos. Nele, é possível desenvolver atividades sensoriais que estimulam o processo de aprendizagem dos alunos, fugindo totalmente do convencional.

Você já ouviu falar sobre o programa “Nave à Vela”?

Fundado em 2014, o programa “Nave à Vela” já abrange todo o Brasil, impacta mais cem mil alunos e possui mais de trezentas escolas parceiras. Esse programa busca proporcionar às escolas a oportunidade de desenvolver uma cultura de inovação, estimulando várias habilidades dos alunos e respeitando a realidade de cada instituição.

Nossa missão sempre foi transformar a escola em um lugar onde a criatividade e a curiosidade do aluno sejam despertadas.

(Site da “Nave à Vela”)

Para atingir tal objetivo, o programa disponibiliza às escolas materiais didáticos que levam os alunos a colocar em prática todos os seus conhecimentos. Sendo uma grande

oportunidade para aprimorar suas habilidades e levá-los a explorar o mundo em que fazem parte.

O programa possui uma Base Curricular exclusiva, além de coleções e soluções voltadas para cada nível de ensino. Separamos o próximo tópico para falarmos sobre o espaço maker, uma das soluções ofertadas pelo “Nave à Vela”.

O que é o “LAB NAVE”?

O “LAB NAVE” é o espaço exclusivo “Nave à Vela”. Trata-se de um laboratório maker, idealizado pelo programa para ser estruturado nas suas escolas parceiras.

Esse espaço maker possui todos os materiais necessários para receber os alunos e, desde sua estrutura até a oferta de materiais didáticos, são pensados para proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado fora da curva.

O “LAB NAVE” inclui mobiliários funcionais, comunicação visual para estimular a criatividade e o desenvolvimento do aluno, além de kit de insumos para a realização das aulas, com materiais e ferramentas que farão a diferença tanto para alunos como para o professor.

(Site do “Nave à Vela”)

Construir esse espaço dentro das escolas é uma maneira de fazer com que os alunos saiam da rotina de uma sala de aula tradicional. Isso se torna um estímulo tanto para os alunos quanto para os professores, que se veem diante de uma excelente oportunidade de melhorar o processo de aprendizado e a retenção de conhecimentos.

Quais são as vantagens dos Laboratórios Maker?

Nos tópicos anteriores, já citamos algumas vantagens dos laboratórios maker. No entanto, é plausível destinar um tópico apenas para falarmos sobre os benefícios que um espaço maker oferece aos alunos e professores. Entre as inúmeras vantagens, as principais estão centradas em:

1. Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;

2. Ajudar na retenção de conhecimentos;

3. Favorecer a formação de equipes e a inclusão social;

4. Tornar o processo de aprendizagem mais divertido e eficaz;

5. Auxiliar na transformação da teoria para a prática;

6. Focar 100% no aluno;

7. Transformar a visão de mundo dos estudantes;

8. Aprimorar as habilidades soft e hard skills.

Esses benefícios abrangem desde a formação intelectual do aluno até na sua formação cognitiva e socioemocional, auxiliando no seu desenvolvimento neuropsicomotor. Um pequeno espaço que carrega uma imensidão de vantagens.

Os laboratórios maker são ótimas estruturas a serem idealizadas pelas escolas para estimular o processo de aprendizagem dos alunos, mostrando que toda temática tem o seu lado prático e que aprender pode ser divertido. Além disso, o espaço maker é um complemento de ensino dentro das escolas.

Ao apresentarmos o espaço maker do programa “Nave à Vela”, você pôde notar que o programa se preocupa em respeitar o cotidiano de cada escola, além de buscar a melhoria contínua com o intuito de oferecer às suas escolas parceiras as melhores soluções. Para conhecer mais sobre o “Nave à Vela”, clique aqui!

No mais, fique sempre ligadinho em nosso blog, pois constantemente postamos conteúdos enriquecedores e cheios de boas dicas para você começar a aplicar hoje mesmo na sua escola e no seu método de ensino. Até mais!