Ao utilizar o motor de busca do Google, em poucos segundos, você consegue as respostas que procura. Ao utilizar as redes sociais, como o Instagram e o TikTok, você é bombardeado por infinitos conteúdos em um curtíssimo espaço de tempo.

Essa tendência faz com que as pessoas fiquem cada vez mais ansiosas e estressadas, quando precisam lidar com situações que não são resolvidas de maneira imediata. Segundo uma pesquisa da ViacomCBS, feita com jovens de 15 países (incluindo o Brasil), 55% dos entrevistados (cerca de 4495 jovens), se consideram estressados.

Se tratando do estresse escolar, será que é possível desenvolver medidas que diminuam a carga de estresse dos alunos e dos professores? Sim, é possível e você descobrirá isso neste post, onde separamos dicas práticas para serem aplicadas por pais, alunos e professores. Confira!

8 estratégias para diminuir o estresse de alunos e professores no período escolar

1. Dimensionar corretamente os problemas

Quando estamos passando por uma situação difícil, tendemos a enxergá-la sendo muito maior do que realmente é. Isso acontece com pessoas de todas as faixas etárias e é um dos motivos que levam ao estresse. Logo, não podemos dar aos problemas, sejam eles ligados aos estudos, sejam eles relacionados à vida pessoal, tamanhos desproporcionais.

2. Definir prioridades (organização)

Essa estratégia serve para todas as áreas da vida, inclusive os estudos. Estabeleça prioridades! Organize seu dia e comece pelas tarefas mais importantes ou por aquelas que demandam pouco tempo para serem resolvidas.

Quando você, aluno, começar a estudar, “se desligue” do mundo e foque nas suas responsabilidades do momento. Não adianta começar a estudar e querer, ao mesmo tempo, acompanhar os stories de um influencer. É uma coisa ou outra!

Isso está relacionado à gerenciar de forma eficiente o seu tempo e quanto mais rápido você aprender essa habilidade, melhor! O seu eu do futuro te agradecerá.

3. Estabelecer horários

Horário para estudar. Horário para dormir. Horário para lazer. Horário para praticar exercícios físicos. Determine horários e siga-os à risca, por mais difícil que seja inicialmente. Igual ao estabelecimento de prioridades, definir seus horários também está relacionado à gestão do tempo.

Entre todos os horários que necessitam ser estabelecidos, não ignore o seu momento de ir dormir e de praticar atividades físicas. Essas ações impactam na diminuição do seu estresse e auxiliam para que você consiga obter melhores rendimentos na hora dos estudos.

4. Criar grupos de estudos

Estudar em conjunto pode ser um estímulo e uma forma de perceber que outras pessoas estão passando por situações semelhantes às suas. Isso ajudará no processo de aprendizagem, onde um ajuda o outro. Mas, lembre-se: grupo de estudo é para estudar!

5. Cuidar no ato de “pressionar”

Como pais, é necessário estar atento aos horários estabelecidos pelos seus filhos e, logicamente, no cumprimento deles. Além disso, busque acompanhar as notas e o desempenho dos seus filhos nas provas e atividades escolares. No entanto, tome cuidado com o excesso de cobrança.

6. Sobrecarregar atividades

Existem períodos em que, inevitavelmente, se torna necessário repassar trabalhos e provas aos alunos. Todavia, se possível, observe a quantidade de atividades a serem passadas e seja flexível quanto às datas dos testes, negociando com os alunos as datas que serão favoráveis para ambas as partes.

7. Estipular metas realistas

Seja realista quanto à quantidade de atividades que você consegue realizar diariamente. Essa simples atitude fará com que você se frustre menos, impactando na diminuição do seu estresse.

8. Estabelecer o autocuidado

Essa dica serve para alunos e professores. Cuide de você! Faça exercícios físicos, se alimente bem, durma corretamente, passe um tempo ao lado das pessoas que você ama. A vida não é só trabalho e não é só estudar. Às vezes, se torna necessário dar uma atenção maior para uma área do que para outra. Mas, nada em excesso faz bem.

Como você leu no início deste post, o estresse está fazendo parte da vida da grande maioria dos jovens e impactando negativamente em sua saúde emocional, mental e física. Portanto, as dicas dadas durante todo o conteúdo são de extrema valia.

Gestão do tempo. Organização. Fazer exercícios físicos e alimentar bem. Metas realistas. Tudo isso, se levado para a prática, ajudará você a cumprir todas as suas obrigações, sem que o estresse tome um espaço gigantesco na sua vida e atrapalhe o seu rendimento como aluno e professor.

Gostou deste conteúdo? Se sim, compartilhe-o em suas redes sociais e deixe outras pessoas inteiradas quanto ao que elas podem fazer para diminuir o estresse escolar.