“Engole o choro!”

“Isso não é nada. Já passei por coisas piores!”

Você já escutou alguma das frases acima? Seja na infância, seja na vida adulta, somos, muitas vezes, influenciados e incentivados a não demonstrar nossos sentimentos. Alguns, porque revelam nossas fraquezas. Outros, com a justificativa de possíveis interpretações equivocadas, como a alegria de uma conquista ser entendida como ostentação.

Todavia, esse é o caminho errado quando queremos formar adultos, crianças e jovens que sabem controlar e entender suas emoções. Sentimentos são para serem sentidos e gerenciados. Por entender isso, atualmente, existem programas, como o LIV, que ajudam na formação da educação socioemocional.

Para conhecer mais sobre esse programa, prossiga a leitura!

O que é o LIV?

Laboratório Inteligência de Vida ou, simplesmente, LIV, é um programa que promove a educação socioemocional dentro das escolas, focando em toda a equipe escolar, nos alunos e, não menos importante, nas famílias dos discentes. O LIV tem o objetivo de possibilitar um ambiente de fala e escuta nas escolas.

Nesse espaço, crianças, jovens e equipe escolar são ensinados a conhecer e cuidar das suas emoções. Nele, todos se sentem livres para se expressar, sem o receio do julgamento alheio. Ao todo, mais de 500 mil estudantes já foram impactados pelo LIV, gerando depoimentos como o do Pedro:

Quero ir muito mais longe este ano e sinto que o LIV
é onde tomo fôlego para continuar.
(Pedro, aluno do LIV)

Com uma metodologia personalizada, o programa atende desde a educação infantil até o ensino médio. Nesse trajeto, cada etapa é trabalhada conforme a necessidade de seus membros, por exemplo, um jovem no ensino médio lida com questões emocionais diferentes de uma criança. Logo, não faz sentido introduzi-los a um mesmo aprendizado.

Em complemento, as famílias também são contempladas, tendo em vista que as emoções de um adolescente e de uma criança são impactadas pelos ambientes em que eles se inserem, incluindo suas casas. Dessa forma, os pais recebem do LIV materiais digitais exclusivos e recursos lúdicos para serem trabalhados dentro de casa.

Tenho duas filhas que já usaram o LIV. Nessa jornada com o programa, pude perceber o potencial de execução desenvolvido, tornando-as mais confiantes e com mais força para tirar os sonhos do papel. (Bernardinho, treinador e pai LIV)

Além do trabalho nas escolas, o LIV promove um congresso há mais de 6 anos, para discutir a temática “educação socioemocional”. Esse evento é considerado o maior da América Latina dentro da área e já recebeu grandes palestrantes, como o responsável por popularizar o termo “inteligência emocional” pelo mundo, o psicólogo e escritor, Daniel Goleman.

Aderir ao LIV é proporcionar a todo núcleo escolar (pais, alunos e professores) a oportunidade de saber lidar com as suas emoções, formando pessoas mais autoconfiantes e com habilidades que vão além da boa inteligência emocional, como a oratória e a escuta ativa. Toda a bagagem necessária para enfrentar situações que ultrapassam os muros das escolas.

As emoções não são para serem escondidas, como se elas não tivessem qualquer influência sobre a nossa vida. Pelo contrário, elas impactam no nosso bem-estar emocional, físico e mental, além de nos acompanhar durante toda a vida, determinando a forma como tendemos a agir diante de diferentes situações cotidianas.

O LIV cumpre um papel incrível na nossa sociedade que tanto clama por pessoas capazes de gerenciar corretamente suas emoções. Por isso, convidamos você a conhecer ainda mais esse programa e, quem sabe, até mesmo levá-lo para a sua escola. Temos certeza que você não vai se arrepender, pois todos serão infinitamente beneficiados.