Quando você estudava, já chegou a observar que alguns colegas da sua classe se adaptavam melhor com uma maneira de ensino, enquanto alguns se sentiam “um peixe fora d’água” diante da explicação do professor? Logo, para fazer com que esse segundo grupo de pessoas entendessem a matéria, os professores precisavam sair do ensino tradicional.

Se você já presenciou essa situação, sabe exatamente em que consiste a aplicação de uma abordagem pedagógica de acordo com a realidade de cada aluno. Por isso, este post tem o objetivo de apresentar à você as principais abordagens pedagógicas existentes, dando cinco dicas práticas de como escolher a melhor para seu filho.

Sabemos que esse assunto é um fator decisivo para os pais que realmente desejam ofertar um ensino de qualidade e eficaz para o seu filho. Então, continue a leitura, pois estamos dispostos a te ajudar nessa jornada!

Conhecendo as principais abordagens pedagógicas

A abordagem pedagógica consiste na aplicação de estratégias e métodos educacionais que uma escola ou professor utiliza desde a etapa do planejamento até a implementação e avaliação de ensino e aprendizagem dos alunos.

Mas, por que ela é importante? Pois, cada aluno se identifica melhor com uma abordagem de ensino e isso interfere diretamente no seu processo de aprendizagem. Tendo entendido isso, as principais abordagens de ensino existentes atualmente, são:

1. Abordagem tradicional: o professor ocupa o ponto central e os alunos assimilam as informações por meio de exercícios e palestras.

2. Abordagem construtivista: é criado um ambiente de aprendizagem mais imersivo, onde os alunos precisam lidar com a resolução de problemas e acessar o seu lado explorador e curioso.

3. Montessori: inspirado nas ideias de Maria Montessori, médica e pedagoga italiana, possui o objetivo de instigar o sentimento de independência e a autonomia dos alunos.

4. Personalizada: neste caso, a metodologia de ensino é personalizada para cada aluno, focando em suas principais habilidades e dificuldades.

5. Baseada em projetos: essa abordagem foca em trazer os alunos para o mundo real, onde os alunos aplicam o que aprenderam em projetos e lições práticas baseadas em contextos reais.

Existem várias outras abordagens pedagógicas, mas essas citadas acima são as mais utilizadas atualmente. É válido destacar que uma escola não precisa se prender a uma

única abordagem de ensino, sendo totalmente possível utilizar abordagens que se complementam e que vão de encontro com os perfis dos alunos atendidos.

Escolhendo a melhor abordagem de ensino para o seu filho: 3 dicas práticas

1. Conheça o seu filho

Esta, sem dúvidas, é a principal dica. Você convive diariamente com o seu filho e entende quais são suas principais formas que ele consegue reter melhor os aprendizados que são passados para ele. Com isso em mãos, você já possui “meio caminho andado” para escolher qual abordagem pedagógica melhor se encaixa para a realidade dele.

2. Pesquise!

Apesar de já termos passado à você uma pequena base do que são algumas abordagens pedagógicas, não deixe de fazer uma pesquisa mais aprofundada, tanto das que citamos durante o post quanto daquelas que não foram citadas aqui, como o homeschooling e a abordagem colaborativa. Após realizar essa pesquisa, visite as escolas.

Durante a visita, como você já estará munido de conhecimentos, faça perguntas para tirar suas dúvidas e observe se o ambiente da escola casa com o que o seu filho necessita naquela fase da vida. Às vezes, a escola possui uma excelente estrutura, mas possui uma abordagem pedagógica que não se encaixa com as necessidades atuais do seu filho.

3. Esteja aberto às mudanças

Após seu filho ingressar em uma instituição de ensino, pode acontecer dele não se adaptar, mesmo você seguindo todas as dicas anteriores. Neste caso, não tenha receio de mudar suas estratégias e inserir seu filho em uma realidade em outras realidades, até encontrar uma que se enquadre com ele.

Nesse caso, apenas tenha cautela para não confundir um processo de adaptação com uma dificuldade de aprendizagem. Percebe que são dois cenários diferentes? Às vezes, a depender do temperamento do seu filho, ele pode demorar mais para se adaptar e isso não tem nada relacionado com a abordagem pedagógica seguida pela escola.

Como cada pessoa possui uma personalidade, não é possível ditar uma abordagem pedagógica que seja eficaz para todas. Às vezes, algumas podem se adaptar melhor ao ensino montessoriano e, outras, podem se sentir mais abraçadas no tradicional. Isso quer dizer que uma é melhor que a outra? Não, de maneira alguma!

Ela só foi a melhor para a realidade do seu filho, mas pode acontecer de um aluno ser inserido a um mesmo método e não se adaptar. Portanto, você, pai ou mãe, atente-se às dicas passadas durante este conteúdo, pois temos certeza que elas vão agilizar muito a sua vida no momento de escolher a melhor abordagem pedagógica para o seu filho. Gostou deste post? Se sim, compartilhe com outros pais que estão passando pelo mesmo processo que o seu e estão perdidos em relação a qual abordagem pedagógica escolher.