+51 - 3741-1830 - COOPEVA/Colégio Oliveira - Venâncio Aires/RS

COOPEVA/ COLÉGIO OLIVEIRA

Nossa História

A Escola tem suas raízes na Rede de Educandários da CNEC – Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – iniciada em 29 de julho de 1943, liderados por Felipe Tiago Gomes, no Recife em Pernambuco.

Esses ideais cenecistas atingiram nosso município de Venâncio Aires em 18 de fevereiro de 1962 para a instalação do Setor Local da CNEC.

No dia 10 de março de 1963, iniciaram-se as aulas no Ginásio Prof. José de Oliveira Castilhos, com cento e vinte alunos, no prédio do Grupo Escolar Monte das Tabocas. Porém, a autorização para o funcionamento só veio em 23 de abril do mesmo ano. Por isto, é considerada esta a data oficial do aniversário da Escola.

O nome José de Oliveira Castilhos foi em, homenagem a um dos primeiros professores de Venâncio Aires, homem de hábitos simples, que aqui chegou em 1920 e que era um amante da natureza. Suas aulas, sempre que possível, eram dadas ao ar livre.

Escola Cenecista de 1º e 2º Graus Professor José de Oliveira Castilhos e Colégio Cenecista Professor José de Oliveira Castilhos, foram denominações da Escola enquanto ligada à rede Cenecista.

Após quarenta anos de desafios, suores e conquistas, vinculada à Rede Cenecista, o Colégio transfere oficialmente no dia 23 de dezembro de 2003 a sua mantença à COOPEVA – Cooperativa de Profissionais em Educação de Venâncio Aires- e passa a designar-se Colégio Professor José de Oliveira Castilhos.

Tendo como objetivo abrir espaços e oportunidades que possibilitem o cultivo de dons, tendências e virtudes pessoais, o processo educativo procura oportunizar o comprometimento na construção do conhecimento através de aprendizagens significativas. Oferecer um ambiente escolar comprometido com o desenvolvimento integral da pessoa humana, primando por uma relação de amizade e respeito entre todos.